A ASCOPP- Associação Comunitária de Padre Paraiso foi fundada em 1989 e está localizada no baixo Jequitinhonha. É uma ONG sem fins lucrativos, apolítica que atua na área da educação, saúde, nutrição, assistência social, esporte, lazer e cultura. No ano de 2009 a ASCOPP estendeu seu atendimento para 03 munícipios do Vale do Mucuri sendo eles: Itaipé, Catují e Caraí. 565z
O atendimento dessa organização nos municípios se divide em 90% de famílias moradoras na zona urbana em bairros populosos e periféricos e 10% de famílias na zona rural em comunidades pequenas.
Para minimizar essa situação e com essa organização já formada foi doado pelo prefeito da época Dr Domingos Sávio de Oliveira, uma grande fazenda que serviria para construção da sede e para construção de casas para os desabrigados.
A Associação Comunitária de Padre Paraíso - ASCOPP é uma ONG intermunicipal constituída formalmente e autonomamente e foi fundada em 14/03/1989, com o objetivo de reverter um quadro de miséria, que pairava sobre a cidade através de muitas famílias desabrigadas, após um longo e intenso período de chuvas. Assim um grupo de pessoas da sociedade civil, que também se preocupavam com aquela terrível situação, incentivadas e apoiadas por Valmir Silva Costa que residia em Virgem da Lapa, e era presidente voluntário de uma ONG naquela cidade, mas que estava sempre presente porque tinha negócios na cidade de Padre Paraiso e apoiados da prefeitura municipal, propam parceria com o ChilFund Brasil, criando a Associação Comunitária de Padre Paraíso, que objetivava construir casas em regime de mutirão para os desabrigados na época e reduzir a miséria existente.
Desta forma muitas casas foram construídas em forma de mutirão junto com a comunidade e sob a coordenação da ASCOPP. Essa fazenda se transformou no bairro em que estamos hoje localizados, bairro Pantanal.
Deste então muitas mudanças aconteceram, a parceria com o ChildFundBrasil ( Fundo para Crianças), a doação de mais um terreno no bairro Bela Vista o aumento das atividades e das famílias. Muitas vidas transformadas e finalmente em 2009 a extensão de atendimento até o Vale do Mucuri.
Proporcionar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da região dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, através de programas de formação pessoal e assistência às famílias, tendo como valores a comunidade, a sustentabilidade e o bem-estar das crianças.
Ser reconhecida por sua atuação comunitária e ser referência pela excelência na execução de programas sociais.
As famílias atendidas pela ASCOPP são moradoras nos munícipios de Itaipe, Catují, Padre Paraiso e Caraí. A maior característica das famílias é a baixa renda per-capita e com isso a baixa qualidade de vida.
As famílias/crianças são atendidas a partir do processo de inscrição, O atendimento se dá através da participação dos mesmos em projetos sociais executados por essa organização. Todos os projetos visam o empoderamento comunitário e a criação de vínculos afetivos.
Acreditamos na mudança da qualidade da vida das famílias inscritas através da mobilização e sensibilização e envolvimento social aliado a um processo de formação educativo.